segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Aulas de dança contemporânea com Luciana Lara 2016 em Brasília -DF

Venha fazer parte do Núcleo de Formação da Anti Status Quo Companhia de Dança (também conhecida por A.S.Q. Companhia de Dança !

As aulas de dança contemporânea com a diretora e coreógrafa da Anti Status Quo Companhia de dança de 2016 recomeçam dia 15 de fevereiro de 2016!

Turmas, horários e local continuam os mesmos do ano passado! Venha fazer uma aula experimental gratuita!! Vagas limitadas.

Iniciantes e iniciados
Segundas e quartas de 18:30 às 20h


Intermediário/ avançado

Terças, quintas e sextas de  12:15 às 13:45

Local: Sala de balé do Teatro Nacional ( Acesso Via N2. Entrada pela Secretaria de Cultura do DF)
Mais informações: (061) 96454443 - lucianalara.asq@gmail.com

      Design gráfico: Marconi Valadares   Foto: Valéria Rocha

Informações sobre as aulas:

Indicação:


Bailarinos em formação e profissionais que querem manter seu trabalho artístico,  técnico e  corporal, estudantes de artes (dança teatro, circo, performance,etc) e  pessoas interessadas em conhecer o universo da dança contemporânea .


Núcleo de  Formação A.S.Q.


Tem como o objetivo viabilizar a contínua formação artística e técnica de intérpretes em dança contemporânea fazendo um recorte do trabalho que a Anti Status Quo Companhia de Dança realiza. Para conhecer mais sobre o trabalho da Companhia acesse: http://www.criacaoabertaantistatusquo.blogspot.com.br

Muitos artistas de Brasília já passaram pelo Núcleo de Formação A.S.Q. alguns, inclusive, passaram a ser dançarinos da Companhia depois de um tempo no Núcleo de Formação. Fazer essas aulas é uma maneira muito interessante de se aproximar e conhecer de perto o trabalho em dança contemporânea realizado à 27 anos por uma das Companhias mais atuantes no cenário da dança contemporânea de Brasília e do Centro-oeste. 

Conteúdo das aulas

O conteúdo programático inclui aulas práticas e teóricas de consciência corporal, alongamento, técnicas contemporâneas (release-based tecnique), improvisação, trabalho de colaboração, composição coreográfica, Coreologia (Laban), história da dança, apreciação crítica, análise de obras de dança (vídeos, espetáculos, instalações coreográficas, intervenções urbanas, etc) e realiza criações e montagens coreográficas para apresentação pública focadas no exercício do intérprete.


 Luciana Lara

Coreógrafa, pesquisadora, artista da dança contemporânea, mestre em artes no Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade de Brasília - Unb (Linha de pesquisa: Processos Composicionais para a Cena). Fez especialização no Laban Centre for Movement and Dance em Londres – Inglaterra (1996-1998), onde estudou Coreologia, Coreografia, Design Visual (figurino, cenário, e Iluminação) para dança com bolsa do programa APARTES da CAPES. É graduada em Licenciatura em Artes Cênicas pela Fundação Brasileira de Teatro - Faculdade de Artes Dulcina de Morais em Brasília-DF. É fundadora, coreógrafa e diretora artística de um dos grupos de dança contemporânea mais atuantes e respeitados de Brasília-DF: a Anti Status Quo Companhia de Dança (desde 1988).

Durante os 26 anos à frente da Companhia, Luciana criou e dirigiu 10 espetáculos, várias intervenções urbanas, exposições, foto performances, videodança e instalações coreográficas. Principais obras: “De Carne e Concreto – Uma Instalação Coreográfica”(2014), “Autorretrato Dinâmico“ (2009), “ Projeto de intervenções urbanas Jamais seremos os mesmos” (2008), “Cidade em Plano” (2005), “Aletheia” (2003), “Coisas de Cartum” (2002), “Dalí” (2000), “Nada Pessoal” (1998), “No Instante” (1996), “Anti Status Quo Dança” (1994) e “Efeitos” (1991).

Luciana Lara também desenvolve projetos de dança-educação, transformação de plateia e formação de intérpretes para dança contemporânea. Em 1995, foi uma das representantes do Brasil no programa de coreógrafos internacionais residentes no American Dance Festival, em Durham, Carolina do Norte (EUA).

Seus principais estudos se concentram no campo da criação, da dramaturgia/ criação de sentidos em dança, dos processos criativos, da relação do corpo com a cidade, da release-based techinque e da improvisação. Foi professora de disciplinas de expressão corporal, corpo e movimento nos cursos de artes cênicas na Universidade de Brasília e na Faculdade de Artes Dulcina de Morais. Atua também fora da Companhia como pesquisadora, preparadora corporal de atores e bailarinos, coreógrafa, consultora cênica, provocadora e dramaturgista em grupos de teatro e dança como Teatro do Concreto-DF, Companhia de Teatro Brasiliense, Alaya e Atmos Compahia de Dança.

É autora do livro “Arqueologia de Um Processo Criativo - Um Livro Coreográfico” publicado em 2010 pela Antistatusquo pelo Prêmio Bolsa Estímulo à Crítica da Funarte 2008 e o FAC – Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.



Anti Status Quo Companhia de Dança

A ANTISTATUSQUO COMPANHIA DE DANÇA é um laboratório de experimentação em dança contemporânea. “Status quo”, segundo Houassis, significa situação, estado, qualidade ou circunstância de uma pessoa ou coisa em determinado momento, uma condição. O uso do “anti” à frente da expressão atribui um significado de oposição à situação vigente, contra os padrões estabelecidos. O trabalho da Companhia se destaca pela pesquisa de linguagem, a construção de dramaturgias críticas e apuro visual em suas produções.

A Companhia é reconhecida como um dos principais e mais atuantes grupos de dança contemporânea de Brasília-DF e do Centro-Oeste e foi criada pela diretora artística e coreógrafa, Luciana Lara, em 1988. Completou em dezembro de 2015, 27 anos de atuação artística ininterrupta. Desde 1989, o produtor Marconi Valadares divide a direção do grupo com Luciana e colabora na produção, direção técnica de palco, na elaboração de cenários e objetos de cena e como designer gráfico.

É formada por 3 núcleos: o Núcleo Artístico, o Núcleo de Formação e o Núcleo de Arte Educação. O Núcleo Artístico criou dez espetáculos: “De Carne e Concreto – Uma Instalação Coreográfica”(2014),“Autorretrato Dinâmico” (2009), “Cidade em Plano” (2006), “Aletheia” (2003), “Coisas de Cartum” (2002), “Dalí” (2000), “Nada Pessoal” (1998), “No Instante” (1996), “Anti Status Quo Dança” (1994), “Efeitos” (1991) e “Eloquência” (1988). Em 2009 criou um projeto de intervenções urbanas chamado “Jamais seremos os mesmos”, realizando séries de intervenções nos espaços públicos da cidade. Esse núcleo também realizou um vídeo-dança piloto chamado: “De Carne e Pedra- Cidade em Plano” e desenvolve também um trabalho de foto performances.


O Núcleo de Formação foi criado em novembro de 2005 com o objetivo de viabilizar a contínua formação artística e técnica de intérpretes em dança contemporânea.


O Núcleo de Arte Educação desenvolve dois projetos: “A.S.Q. Arte-educação - Uma Abordagem Triangular Através da Dança” (desde 2004), realizando um programa educativo que leva alunos de 5ª série do ensino fundamental ao ensino médio da rede pública de ensino do Distrito Federal ao teatro para um trabalho que envolve a apreciação, produção e contextualização da dança contemporânea; e o projeto “Diálogos com a Plateia – por de trás dos bastidores” programa de transformação e relacionamento com o público.

A Companhia já participou de vários festivais dentro e fora do país como: Modos de Existir ( SESC –SP) , Festival do Teatro Brasileiro, FITAZ- Festival Internacional de Teatro de La Paz (Bolívia), Mostra de Dança XYZ, Festival Internacional da Nova Dança, Bienal SESC de Dança, Festival Expande Dança no Teatro de Dança de São Paulo-SP, Cena Contemporânea - Festival Internacional de Teatro de Brasília e Marco Zero – Festival Internacional de Dança em Paisagens Urbanas, etc. Ao longo de seus 26 anos, a A.S.Q. tem sido subsidiada principalmente pelo FAC- Fundo de Apoio à Cultura do DF e Prêmio Klauss Vianna – FUNARTE. Os espetáculos e projetos ganharam vários prêmios regionais e nacionais e também foram beneficiados duas vezes pela Lei Rouanet.



Nenhum comentário:

Postar um comentário